Atendimento Fraterno
Seja bem-vindo!
O Atendimento Fraterno - porta de entrada do CEAL - é a assistência individualizada, que consiste no diálogo fraterno, espontâneo, confidencial e privativo, com o propósito de apoiar aqueles que buscam consolo e orientação emocional e espiritual.
A atuação do Atendimento Fraterno tem início na portaria da recepção da Casa e prossegue com o trabalho de Ante-Sala, onde as pessoas são esclarecidas sobre os princípios básicos do Evangelho de Jesus, sem distinção de credo ou religião.
Igualmente, antes do atendimento as pessoas são informadas sobre as atividades e tratamentos que a Casa dispõe, bem assim são orientadas a passar pela cabine de passe, onde recebem energias revigorantes dos organismos somático e perispiritual, preparando-as para a conversa fraterna.
No atendimento individual, as pessoas são ouvidas e esclarecidas quanto às suas dúvidas recebendo encaminhamento adequado à necessidade de cada uma, de modo a bem conduzir todos que batem às portas da instituição.
O Atendimento Fraterno trabalha de forma integrada às diversas áreas de trabalho do CEAL estando apto a encaminhar assistidos para atividades como: Palestras Públicas, Passes, Valorização Interior, Assistência Espiritual à Distância, Pronto Socorro Espiritual, Físico Espiritual, etc.
Seu principal objetivo é acolher e consolar o irmão de caminhada, orientando-o com segurança para que o seu reequilíbrio seja fruto da sua própria compreensão e transformação moral. A disposição sincera do atendido em se ajudar é o primeiro passo para que inicie o processo de elevação de sua auto-estima, fator importante para que o apoio da espiritualidade ocorra em consonância com o desejo e a fé da pessoa durante e após o atendimento.
Horários
Em face da crescente demanda pela procura do Centro Espírita André Luiz – CEAL, as Salas de Atendimento Fraterno foram ampliadas e funcionam:
- 2ª a 6ª feira, das 19h30 às 21h
- 5ª feira, das 15h30 às 17h00
- domingo, das 16h30 as 18h00
Ao Aspirante ao Atendimento Fraterno
Para o exercício responsável do trabalho a que se propõe, o aspirante a Atendente Fraterno deve preencher requisitos mínimos que são essenciais para o bom desempenho da tarefa, como: conhecimento doutrinário, equilíbrio, discrição, interesse pelo ser humano, ser bom ouvinte, entre outros. A postura ética, moral e discreta do trabalhador do Atendimento Fraterno é fator preponderante para confiança, segurança e um bom atendimento ao assistido.
Por conhecer e entender sobre a gravidade dos trabalhos na área de Atendimento Fraterno a Direção do CEAL tem tido continua preocupação com os que ali desempenham essa função, de modo que esses sejam colaboradores estudiosos da Doutrina Espírita amantes da Paz e comprometidos com o próximo.
Mensagem do Dia
Convém lembrar que os nossos ouvidos podem ser transformados em extintores do mal, todas as vezes em que o mal nos procure.
Calma - Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel.